Followers

Wednesday, October 11, 2006

PASTORAS: UMA IMPOSSIBILIDADE BÍBLICA - PARTE 1




Vou dividir a questão em partes para que possamos compreender exatamente o contexto bíblico e o conteúdo teológico a que vamos recorrer. Muitas vezes somos tentados a fazer observações pessoais para temas que podemos compreender claramente através da Bíblia, que considero 100% inspirada por Deus, completamente sem erros e totalmente útil para nossa vida hoje.

1Timóteo 2:11 a 15
11.A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
12.Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.
13.Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14.E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão;
15.salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.


Paulo fala aqui sobre a igreja reunida (veja os vs.8-9). Em tal cenário ele afirma: "E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem" (v.12).

Essas eram as funções dos presbíteros da igreja e especialmente dos que conhecemos como pastores na igreja atual. SÃO ESPECIFICAMENTE ESSAS FUNÇÕES SINGULARES DE UM PRESBÍTERO QUE PAULO PROÍBE QUE AS MULHERES EXERÇAM NA IGREJA.

A razão que Paulo dá para tal proibição é:

A situação de Adão e Eva antes da queda e antes que houvesse pecado no mundo (veja o v.13)
e o modo como ocorreu uma inversão de papéis masculinos e femininos na ocasião da queda (veja o v.14).
Essas razões não estão limitadas a uma situação da igreja de Éfeso, mas aplicando-se de modo geral à masculinidade e feminilidade

PAULO NÃO APRESENTA OUTRA RAZÃO PARA DIZER QUE AS MULHERES NÃO PODEM "ENSINAR NEM...EXERCER AUTORIDADE SOBRE O HOMEM"; ANTES APONTA PARA A CRIAÇÃO (v.13-14).

É precário o argumento baseado em uma razão que Paulo NÃO apresentou em vez de baseá-lo na razão que ele de fato apresentou!!

CONCLUSÃO DA PARTE 1: A razão da proibição de Paulo às mulheres é a ordem da criação que Deus estabeleceu entre homens e mulheres.

No comments: