Followers

Tuesday, October 03, 2006

INFIEL DE CORAÇÃO, uma análise da vida de muitos crentes, nos dias de hoje


AS IGREJAS ESTAO CHEIAS, CADA VEZ MAIS PESSOAS DECIDEM ESTAR DOMINICALMENTE SENTADOS NOS BANCOS DE ALGUMA IGREJA EVANGÉLICA...PORÉM OBSERVAMOS QUE A VIDA DA IGREJA VAI DE MAL À PIOR. UMA SITUAÇÃO "QUASE" INEXPLICÁVEL...EXPLICO COM O TEXTO ABAIXO:

O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem (Provérbios 14:14)

Temos aqui um princípio simples, com valor igual para duas pessoas que, sob outros aspectos, se contrastam. As pessoas são afetadas pelo curso que adotam para suas vidas; para o bem ou para o mal, sua conduta recai sobre elas mesmas.

O infiel e o homem de bem são bem diferentes, mas a ambos se aplica a mesma regra: os dois se fartam do resultado de suas vidas.

O desviado fica cheio daquilo que se vê em sua vida, e a pessoa boa também fica cheio daquilo que a graça implanta na sua alma.

O fermento mau no ímpio leveda todo o seu ser e azeda sua existência, enquanto a fonte cheia de graça do crente santificado satura sua humanidade e batiza toda a sua vida.

Em cada caso a plenitude vem daquilo que está dentro da pessoa e tem a mesma natureza do caráter da pessoa: a plenitude da miséria do infiel será resultado do seu estilo de vida, e a plenitude do contentamento da pessoa boa brotará do amor de Deus que foi derramado em seu coração...

EXISTEM MUITOS TIPOS DE INFIEIS, MAS GOSTARIA DE CONTINUAR ESTE TEXTO A PARTIR DO PONTO DE UM TIPO DE INFIDELIDADE ESPECÍFICA:

...Existe um terceiro tipo de infidelidade, e eu temo que um grande número dentre nós já mereceu este título. Estou pensando naqueles que, em qualquer grau ou medida, mesmo que por pouco tempo, retrocedem do ponto que já haviam alcançado. Talvez uma pessoa assim nem deveria ser chamada de infiel porque este não é o seu caráter predominante, mas ela retrocedeu.

Se não crê com a mesma firmeza de antes, não ama com a mesma intensidade, não serve com o mesmo zelo, então a pessoa se tornou infiel em certo sentido, e a infidelidade em qualquer sentido é pecado e nos encherá na mesma medida com as suas consequências.

Cada pequena recaída, como as pessoas a chamam, é um grande mal; todo pequeno desvio de Deus, mesmo só no coração, sem jamais se manifestar em palavras ou atos, nos trará alguma medida de tristeza. O pecado em qualquer grau dará seu fruto próprio, e este fruto cedo ou tarde mostrará as suas garras; por isso é mau ser infiel, mesmo no menor grau...

SAINDO DA ANÁLISE GENÉRICA DA INFIDELIDADE PASSAMOS AGORA PARA NOS DESCOBRIRMOS COMO INFIÉIS.

...A primeira parte do seu nome é "infiel", "aquele que se desvia". Ele não sai correndo, nem pula para longe, mas desvia-se, escorregando, deslizando com um movimento suave, sem esforço, fácil, silencioso, talvez imperceptível para ele mesmo ou para as outras pessoas.

A alma quase não percebe que está descendo, parece-lhe que está mantendo o nível da sua caminhada, mas antes que se dê conta está bem abaixo da linha de paz e consagração.

Pense mais uma vez no nome dessa pessoa. Ela tornou-se infiel, mas desviou-se do que??

Ela conhece as doçuras das coisas de Deus e, mesmo assim, para de alimentar-se delas. É alguém que teve o privilégio de sentar-se à mesa do Senhor e, mesmo assim, desertou de seu lugar honroso, desviou-se das coisas que conheceu, sentiu, saboreou, tocou, se alegrou - as coisas que são os presentes sem preço de Deus.

Ele decaiu da condição em que vivia o céu aqui em baixo; foi infiel ao amor daquele que o comprou com o seu sangue; afastou-se das feridas de Cristo, da obra do Espírito Eterno, da coroa da vida que paira sobre sua cabeça...

...O texto, contudo, dá ao nome da pessoa uma amplitude maior: "infiel de coração".

O coração é a fonte de todo o mal. Ninguém precisa desviar-se ativamente para ver o texto cumprir-se nele; só precisa ser infiel de coração...

"O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta."


A primeira maneira de fartar-se dos seus próprios caminhos é ficar absorvido por interesses carnais. A pessoa não tem mais muito tempo para assuntos religiosos; tem outras coisas para fazer. Se voce lhe fala das coisas profundas de Deus, ele se cansa de você e não quer mais ouvir nem dos cuidados diários das coisas de Deus, NO MÁXIMO ELE VAI AO CULTO.

Ele precisa cuidar dos seus negócios, ou participar de um jantar, ou receberá a visita de alguns amigos.

Acontece que esta pré-ocupação com ninharias é sempre enganosa porque, quando o coração está cheio de palha não sobra espaço para o trigo; quando toda a mente está ocupada com frivolidades, as questões de peso para a eternidade não podem entrar.

Muitos cristãos professos passam tempo de mais com entretenimentos que eles chama de higiene mental, mas que, temo eu, deixa sua mente mais suja do que limpa.

Os prazeres, cuidados, interesses e ambições do mundo incham no coração depois que entram, até preenchê-lo completamente...o mundanismo cresce e cresce e se empenha em expulsar o verdadeiro dono do coração.

Se seu coração está cheio de qualquer coisa que não com Cristo, você está em má situação.

CONTINUA NO PRÓXIMO POST......"AS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DO INFIEL DE CORAÇÃO"

No comments: