Followers

Monday, October 02, 2006

PASTORAS??? NÃO HÁ BASE BÍBLICA



Podem as Mulheres Servir como Presbiteras, Pastoras (Anciãs) na Igreja?

John MacArthur Jr.



Não cremos que aja uma posição para mulheres anciãs na igreja. Quando o apóstolo Paulo disse que a mulher não deveria "ensinar ou exercer autoridade sobre o homem" (1 Timóteo 2:12), ele não acompanhou esta declaração com um argumento cultural. Antes ele percorreu todo o caminho para trás até chegar à criação, e assim mostrar que as mulheres nunca foram destinadas para dominar sobre os homens (vv. 13-14). As razões dadas por ele são que a mulher foi criada depois do homem, e que ela foi enganada quando atuou independentemente de sua liderança.

Paulo continuou a dizer em 1 Timóteo 2:15 que "a mulher salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação". Este verso não está falando sobre o destino eterno das mulheres, mas significa que elas são salvas de serem cidadãs de segunda classe através do privilégio de criar filhos. Deus designou a mulher para cumprir uma função no lar que o homem nunca poderá exercer (Provérbios 31:10-31; Tito 2:4-5).

O pensamento da nossa corrente sociedade sobre a função das mulheres é contrário às concessões reveladas na Bíblia. Gênesis 3 explica porque esses conflitos existem. Depois da Queda, Deus assegurou à mulher, "O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gênesis 3:16). Gênesis 4:7 ajuda-nos a compreender o que este verso significa. Ali Deus disse para Caim, "O pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar". Exatamente a mesma frase é usada em ambas passagens. Assim como o pecado tenta nos dominar por completo, do mesmo modo as mulheres caídas desejam predominar sobre seus maridos; assim como homens caídos tendem a oprimi-las, do mesmo modo o pecado oprimi o pecador. O equilíbrio pretendido, certamente, é alcançado quando homens e mulheres lideram e submetem-se de uma maneira santa e piedosa (Efésios 5:22-33).

6 comments:

Isaac said...

Hoje em dia com a forte influencia que recebemos do pensamento mundano, atraves da (des)educacao moderna, fica dificil vivermos nesse equilibrio ideal e biblico das funcoes de homem e mulher. Por isso que precisamos com urgencia e com dedicacao buscar conhecermos os caminhos de Deus, na Palavra, com crentes mais maduros que nos mesmos, e ainda abrir mao das distracoes diarias da vida.

Pr. Alberto Thieme said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Pr. Alberto Thieme said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Pr. Alberto Thieme said...

Desculpe-me mas nao posso concordar com o ponto de vista exposto pelas seguintes razoes:
1. Uma doutrina nunca pode ser fundamentada em apenas um texto biblico.
2. Existem cartas de Paulo que sao dirigidas as igrejas da epoca, e outras a pessoas diretamente. E' o caso desta carta a Timoteo, em que ele expoe o seu melhor ponto de vista pessoal....E NAO PERMITO....ele esta falando em seu nome, nao como doutrina geral. Penso que devido aos problemas vividos por Paulo e que provavelmente Timoteo vivenciara tambem em Corinto, uma igreja que passa por serios problemas de prostituicao de mulheres, pois estava sob dominio do Imperio Romano, entao Paulo escreveu a expondo veementemente seu ponto de vista "E NAO PERMITO QUE MULHER ENSINE...". Oras e' obvio que o canon Biblico nao fez disso uma regra, apesar de Paulo defender a posicao de que as mulheres deveriam cuidar dos filhos e deveres domesticos. Porem, nao podemos, de forma alguma tomar isto como uma regra geral, como o autor procura justificar seu ponto de vista.
3. Nao existem outros versos que permite-nos tirar tal conclusao. Nao podemos como ja' disse no item 1 montar uma doutrina em cima de 1 verso ou texto, pois se assim fosse, deveriamos "arrancar" nossos olhos quando pecamos com eles, "cortar" nossas maos quando elas sao instrumentos de pecado e nao de bencao.
4. No Novo e Velho Testamento houveram mulheres que se destacaram no ensino, na lideranca e foram instrumentos de bencaos e no VT ate' governaram. E ai?
Concordo, sim, que existem muito mais dificuldades para uma mulher ser uma pastora que um homem, devido a grande dependencia cultural de que somente elas devem cuidar dos filhos. Entao fica muito dificil para ela realizar um servico religioso(cristao) em detrimento de seus proprios filhos. E isto vale para os homens, no meu ponto de vista tambem.
5. Se fosse verdadeira a assertiva do escritor, entao ele deveria pedir para que as mulheres usassem veu tambem, pois Paulo escreveu as mesmas coisas para a mesma Igreja. E ai?

7. CONCLUSAO : Nao podemos generalizar algo particular. Devemos, antes, analisar o contexto para podermos tirar uma conclusao final. Se nao, incorremos em erros, como, a meu ver, o autor desta materia incorreu....com muito amor digo isto. Sem qualquer pretexto de diminui-lo em seus comentarios....sei que as vezes nao percebemos certos detalhes que outros ja perceberam e vivenciaram.

Em Cristo,
Pr. Alberto Thieme
Dallas, Texas, EUA

Isaac said...

Pois eh, mas Paulo usa nos versiculos 13 a 15 um exemplo fora do contexto cultural/historico de sua epoca, ele usou o exemplo de Adao e Eva para provar seu ponto. Talvez nao seja uma doutrina central do cristianismo, mas eh um principio que creio nao deva ser ignorado.

Isaac said...

nao vi verisculos analizados nesse debate.