Followers

Friday, April 28, 2006

EXPULSANDO O MALFEITOR

Nossa sociedade esta em transicao, vivemos o tempo da pos-modernidade, com o advento do movimento "gospel" nos anos 90, quando a igreja foi inundada de "novas" interpretacoes biblicas, para acomodar as distorcoes do movimento, sofremos tambem como uma nova leitura para a DISCIPLINA na vida diaria da igreja.

Hoje no tempo "POS-movimento gospel", vemos o resultado de tudo aquilo, a igreja centrada no homem. Cada atividade, pensamento, ensino, ou promessa eh direcionado para satisfazer as necessidades humanas sem levar em conta a interpretacao biblica adequada e correta.

Capitulos inteiros da Biblia sao deixados de lado por nao serem adequados para essa nova igreja, sao textos que podem causar "depressao" ou "desanimo" nos crentes por isso nao sao mais ensinados, lidos ou comentados. Literalmente esquecidos e abandonados.

Esse eh o caso do capitulo 5 de I Corintios, vejamos porque...

Paulo comeca tratando de confrontar e comparar a sua forma de viver com Cristo e a maneira "inchada", ou seja arrogante, dos membros da igreja de Corinto, destacando explicitamente um fato de imoralidade que se fazia presente na igreja com a total "vista grossa", "deixa-pra-la", "nao-se-mete-na-vida-dos-outros", "o-Senhor-cuida", das pessoas ali.

Viviam o que hoje poderiamos chamar de "conivencia santa" como o escandalo do pecado, em nome do bem-estar e do "AMOR" ao proximo. Eh interessante ressaltar que, apesar de tantos anos nos separando daqueles fatos, sentimos uma proximidade enorme, uma certa similaridade com os dias atuais.

Paulo apela para o bom senso "nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal?" (v2b), e sem qualquer cerimonia do politicamente correto da sua opiniao e o seu veredicto para aquela situacao "...já julguei..." (v3), hoje seria um escandalo, falta de etica, farisaismo, fundamentalismo, JULGARMOS O IRMAOZINHO E SUA AMANTE.

Se nos questionassem diriamos:

"Nao podemos jogar uma vida pra fora, porque perderia a oportunidade de arrepender-se, e teriamos ate um texto biblico para justificar nossa acao (a fe vem pelo ouvir...), entao deixa ele e ela ai e o ouvindo a Palavra poderao vir a arrepender-se"

ou entao:

"Nossa que falta de amor, fazer isso com as pessoas, todos pecamos, todos somos falhos, a pessoa eh mais importante que o pecado dela...nao temos autoridade para mandar ninguem embora da igreja"

ou ate mesmo:

"Eu nao sou de arrumar encrenca, vou promover a paz entre todos para que o corpo de Cristo nao seja escandalizado, afinal "mexer-na-ferida" so vai fazer piorar as coisas, nao estamos aqui para julgar os outros mas para amar, JESUS SEMPRE ENSINOU ISSO"

Ou seja, a interpretacao do texto foi abandonada e esquecida e com uma teologia demoniaca, porque nao eh Cristocentrica, vivemos de bem com todos e nos moldamos a vida de pecado das pessoas, sem nenhum constrangimento, afinal ja massageamos nossa consciencia com a Palavra.

....no proximo post seguimos com I Corintios 5.....

1 comment:

Anonymous said...

e a parte 2?