Followers

Saturday, April 22, 2006

VOCE FARIA O MESMO???

Aos 19 anos de idade um jovem americano escreveu um documento de algumas resolucoes que tinha tomado em sua vida....depois de ler cada uma delas, me diz:
Voce faria o mesmo?

RESOLVI que farei tudo aquilo que seja para a maior glória de Deus e para o meu próprio bem, proveito e agrado, durante toda a minha vida.

RESOLVI que farei tudo o que sentir ser o meu dever e que traga benefícios para a humanidade em geral, não importando quantas ou quão grandes sejam as dificuldades que venha a enfrentar.

RESOLVI jamais desperdiçar um só momento do meu tempo; pelo contrário, sempre buscarei formas de torná-lo o mais proveitoso possível.

RESOLVI jamais fazer alguma coisa que eu não faria, se soubesse que estava vivendo a última hora da minha vida.

RESOLVI jamais cansar de procurar pessoas que precisem do meu apoio e da minha caridade.

RESOLVI jamais fazer alguma coisa por vingança.

RESOLVI manter vigilância constante sobre a minha alimentação e aquilo que bebo, para ser sempre comedido.

RESOLVI jamais fazer alguma coisa que, se visse outra pessoa fazendo, achasse motivo justo para repreendê-la ou menosprezá-la.

RESOLVI estudar as Escrituras tão firme, constante e freqüentemente, que possa perceber com clareza que estou crescendo continuamente no conhecimento da Palavra.

RESOLVI esforçar-me ao máximo para que a cada semana eu cresça na vida espiritual e no exercício da graça, além do nível em que estava na semana anterior.

RESOLVI que me perguntarei ao final de cada dia, semana, mês, ano, como e onde eu poderia ter agido melhor.

RESOLVI renovar freqüentemente a dedicação da minha vida a Deus que foi feita no meu batismo e que eu refaço solenemente neste dia,

RESOLVI, a partir deste momento e até à minha morte, jamais agir como se a minha vida me pertencesse, mas como sendo total e inteiramente de Deus.

RESOLVI que agirei da maneira que, suponho, eu mesmo julgarei ter sido a melhor e a mais prudente, quando estiver na vida futura.

RESOLVI jamais relaxar ou desistir, de qualquer maneira, na minha luta contra as minhas próprias fraquezas e corrupções, mesmo quando eu não veja sucesso nas minhas tentativas.

RESOLVI sempre refletir e me perguntar, depois da adversidade e das aflições, no que fui aperfeiçoado ou melhorado através das dificuldades; que benefícios me vieram através delas e o que poderia ter acontecido comigo, caso tivesse agido de outra maneira.

7 comments:

fabio said...

isso eh um plano de vida perfeito...o dificil eh verdadeiramente seguir algumas dessas coisas...

isaac said...

eu acho que esse cara vai se estressar e se decepcionar com ele mesmo. talvez ate desista de servir o Senhor quando perceber que nao consegue viver do jeito que gostaria.

uma amiga que eu tinha desistiu de ser missionaria depois de cansar de pisar na bola com Deus. antes de sair da missao ela me disse que nao aguentava mais ser uma das piores crentes (na concepcao dela) e ainda ir ser exemplo pros outros.

eu, EU, nao faco esse tipo de compromisso nem de voto, e nada me impede de buscar viver uma vida santa e exemplar sem ter feito um voto.

Eclesiastes 5:4,5 diz: "Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e nao pagares."

Cosmovisao said...

As resolucoes nada mais sao que compromissos pessoais que ele decidiu escrever e ler uma vez por semana para poder ir ajustando a sua vida ao que considerava ser uma vida crista autentica.

Eu nao acredito que tenha sido um VOTO, conforme o que eh falado em Eclesiastes 5, mas eh uma expressao sincera e corajosa de alguem que desejava viver para ser testemunho vivo para toda a igreja.

Nos dias atuais eh melhor nao dizer nada porque se falharmos ninguem pode cobrar...simples covardia de cristaos de um seculo quase sem fe.

isaac said...

se ele escreveu pra ele mesmo essas resolucoes pra ler uma vez por semana, o que isso esta fazendo aqui na internet?

se voce quer ensinar alguem use a Palavra, e se quer exemplo viva. e se eh soh pra ele nem deveria estar aqui no seu blog.

Cosmovisao said...

1Co 4:16 Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.

1Co 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Phi 3:17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;

1Th 1:6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

1Th 2:14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus;

A teologia de Paulo eh muito interessante, porque nos transporta para uma vivencia espiritual completamente humana, possivel somente para quem eh "ser humano".

Aplicando o metodo mais eficaz que se tem noticia desde o tempo em que o homem foi criado, ele apela para a IMITACAO, nos nossos tempo isso eh "totalmente errado", afinal temos que ser como Jesus, o Cristo, e nao devemos olhar para o homem, que eh falho e pecador.

Mas inspirado pelo Espirito Santo, Paulo vai tecendo alguns criterios praticos de como devemos nos comportar nesta vida para podermos crescer e ao mesmo tempo permitir que outros crescam, dentre esses criterios esta a IMITACAO.

O que todos podemos afirmar categoricamente eh que algo somente eh passivel de imitacao se for conhecido, exposto, apresentado.

Entao, pela logica, podemos afirmar que a conduta de Paulo, bem como suas manias e estrategias para andar com Deus tambem eram parte da licao que ele (inspirado pelo E.S.)nos ensina nos textos acima, mesmo sendo de carater absolutamente pessoal eram parte ativa da vida dele e por isso poderiam servir de exemplo para imitacao de quem quer que se dispusesse a receber o ensino.

Acontece que Paulo nao tem a exclusividade do metodo e nem eh apresentado na Biblia como sendo o unico que poderia utilizar-se da forma de ensino (por imitacao), logo todas as pessoas que tem algo que poderia ser imitado, coisa essa que edificaria vidas alheias, podem fazer uso do metodo, ou seja, escrever e divulgar para que por seu exemplo outros alcancem um pouco mais de maturidade em suas proprias vidas.

O meu ponto com esses posts eh que Jonatham Edwards era um jovem de 19 anos quando deu esse passo de fe e coragem, sem nenhuma intencao de publicar as suas resolucoes, o que foi mostrado ao mundo muito tempo depois, por alguem que provavelmente foi atingido por esse desafio.

A minha principal responsabilidade espiritual na minha igreja sao os jovens, a quem dedico todo o meu pensamento, amor e oracao, e ate mesmo minhas pesquisas, o que resultou em descobrir que Jonathan Edwards foi um jovem nas maos de Deus, nao por acaso, mas tambem porque tomava decisoes (estranhas para nos hoje) que faziam diferenca na sua vida e na vida de outros, como eu que fui tocado pela sinceridade de um jovem de apenas 19 anos....eh isso!!!

isaac said...

pra ser transparente coloco aqui tambem. reconheco que fui ignorante na minha critica. me sinto humilhado. por favor continue pesquisando e compartilhando com a gente.

Anonymous said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»