Followers

Thursday, May 17, 2007

Pregadores e financiadores do anátema

Muitas vezes, eu fico pensando o que o apóstolo Paulo faria se ele tomasse ciência daquilo que os pregadores modernos fazem com o evangelho. Eu posso ter uma idéia do que ele faria, ao ler as coisas que ele escreve aos crentes da Galácia. Ao receber as notícias de que aquilo que ele havia pregado, com tanto sofrimento, estava agora sendo deturpado por pessoas falsas, ele fica perplexo e, creio eu, possesso de raiva. Sua carta àqueles crentes expressa seus sentimentos e ela não é nada simpática.


Ele os chama de loucos por darem ouvidos a uma pregação que desviava a atenção do verdadeiro evangelho de Cristo. Quanto aos pregadores ele os chama de agitadores, ou seja, pessoas que amedrontam e horrorizam seus ouvintes. Apoderam-se das mentes das pessoas através do medo e da manipulação.


Hoje, temos dezenas desses pregadores por aí, mas, estranhamente, desenvolvemos um tipo de gentileza para com essas pessoas que não é nada saudável ao evangelho. O tão propalado "politicamente correto", que se alastra pela sociedade, é muitas vezes nocivo à verdade do evangelho. O maior problema com os pregadores do anátema é o recado solene de Paulo dizendo que aquele "evangelho" não é o evangelho de Cristo. Eles estão pregando uma coisa que não pode ser chamada de evangelho e se não é evangelho é tão somente, então, uma mensagem qualquer. Pode ser uma mensagem de auto-ajuda, alívio, bem estar social, harmonia interior. Faz bem à alma, mas não é o evangelho de Jesus Cristo.


É uma pregação maldita e amaldiçoadora. Os que ouvem não podem alegar ignorância, dizendo que o problema é do mensageiro. Não é tão simples assim. O problema é também daqueles que financiam esse tipo de pregação, pois dão seus dízimos e suas ofertas para que essa espécie de pregador continue na ativa. Podem estar certos que cairão tanto o pregador como os ouvintes. Alegar ignorância não anula a responsabilidade. Mas o pior de tudo é pensar nessa multidão de gente que está indo para o inferno, pensando estar ouvindo e seguindo o evangelho de Cristo quando, na verdade, está seguindo e financiando o anátema.


Que o nosso Deus tenha misericórdia do seu verdadeiro povo na Terra!


Antonio Carlos Barro

2 comments:

Anonymous said...

Ola.
Fico contente em ver um artigo meu sendo publicado aqui no blog. Tenho outros artigos no meu site www.ejesus.com.br
Parabens!

Anonymous said...

Olá
Otimo artigo.
É lamentavel ver nos nossos dias esses pregadores, tambem o povo é culpado pois não analisa nada do que ouve, vive no medo de perder suas benças se não derem o dizimo, se não financialos.
Eu bem que já tentei falar com alguns mas não aceitam, bom resumindo.
O céu não vai ficar cheio não, teremos um bom espaço lá, já o inferno rrss.