Followers

Thursday, May 17, 2007

Afinal o que é "Célula-tronco" ??


Célula-tronco é um tipo de célula capaz de se diferenciar e constituir diferentes tecidos do corpo humano.


Isso significa que uma célula-tronco pode se diferenciar para uma célula nervosa (neurônio), ou uma célula cardíaca, ou uma célula da pele, ou uma célula do fígado, entre outros órgãos. A outra capacidade que essas células têm é de se auto-replicarem. Isso significa que elas podem gerar cópias idênticas a elas mesmas.


Como elas surgem?


Essas células surgem da fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
Ou seja, quando há a concepção de um novo ser humano.


É muito fácil entender. Quando ocorre a fecundação forma-se uma célula primordial, o zigoto. A partir desse momento essas células passam por sucessivas e inúmeras divisões. Isso significa que essa única célula se divide em duas, depois cada uma dessas se divide em quatro, depois em oito, em dezesseis, em trinta e duas células e assim sucessivamente. Até que, nove meses depois, temos um bebê pronto para nascer.


O espetacular desse processo é que no início havia uma única célula. À medida que esse processo vai se desenrolando, a quantidade de células vai aumentando e elas vão se diferenciando e se transformando nos 216 tecidos que formam o corpo humano.


Pegue agora sua Bíblia e leia o versículo do Salmo 139:16! Queria saber como foi que o salmista chegou a essa conclusão?

1 comment:

Anonymous said...

olá meu nome é Dayana e gostaria de saber se vc tem algum material sobre células tronco...pois estou fazendo um trabalho e toda ajuda sera bem vinda....
obrigada!



meu e-mail----topmodel_nodelet@hotmail.com