Followers

Monday, March 26, 2007

JULGANDO TODAS AS COISAS E RETENDO O QUE É BOM

Uma questão que precisa de cuidado também é o fato de que muitas pessoas vão alegar que de fato lêem a Bíblia e estudam.


Acontece que hoje em dia mutos "crentes" estão lendo a Bíblia como se fosse um livro mágico, lêem com um sentimento místico, esperam revelações pessoais, "palavras" diretas do Senhor para o "Joaquim Manoel".


Quando Paulo fala "JULGAI TODAS AS COISAS" este é o termo correto em I Tessalonicenses 5:21, se refere a tudo o que envolve a questão da pregação, do ensino, do conselho.


Ou seja, envolve o uso da Bíblia para basear o que se diz, como o texto está sendo empregado, se está dentro de um contexto correto, se a mensagem ali escrita se refere a uma questão geral para todas as pessoas ou se está usando um exemplo do que aconteceu com uma pessoa para aplicar como verdade em outra pessoa (horrivel isso!!!)


Envolve a pessoa que está falando, suas intenções, seus conhecimentos, seu envolvimento com o publico ou pessoa a quem dirige a palavra.


Envolve a propria pessoa que está está recebendo ou ouvindo a palavra, se está disposta a reter o que realmente Deus está falando.


Quando abrimos o leque para que qualquer um retenha o que "acha" que é bom, corremos o risco de termos uma centena de verdades, porque cada um reterá o que lhe fôr mais conveniente, aliás este é um dos grandes problemas ou talvez o maior deles, que cada pessoa decide o que vai aceitar da palavra pregada ou ensinada, cada um pode interpretar as Escrituras conforme o que pretende "reter".


E aí teremos um evangelho de retalhos com muitas expressões populares, todas verdadeiras (pois cada um busca a sua propria verdade). O caos.


Buscar no Espirito Santo a revelação das Escrituras não significa que uma pessoa possa simploriamente "ler" a Bíblia e receber a revelação sobrenaturalmente, o que o E.S. vai fazer é nos capacitar para compreendermos dentro da realidade do nosso conhecimento da Palavra, isso significa que há a necessidade de um aprofundamento no conhecer o que Deus está falando, afinal a Bíblia foi escrita dentro de uma cultura totalmente diferente da nossa e apesar da mensagem ser para os dias de hoje, a melhor maneira de conseguir captar a mensagem com sua pureza será compreendendo o maximo possivel a cultura em que foi escrita, a linguagem usada, o contexto histórico, as traduções usadas, etc, etc...


Muita gente senta numa cadeira e fica olhando pra cima com a Bíblia aberta esperando o E.S. revelar...até que "BUM!!!" recebe a revelação...well, cuidado!!!

No comments: