Followers

Monday, October 02, 2006

PASTORAS??? NÃO HÁ BASE BÍBLICA



Podem as Mulheres Servir como Presbiteras, Pastoras (Anciãs) na Igreja?

John MacArthur Jr.



Não cremos que aja uma posição para mulheres anciãs na igreja. Quando o apóstolo Paulo disse que a mulher não deveria "ensinar ou exercer autoridade sobre o homem" (1 Timóteo 2:12), ele não acompanhou esta declaração com um argumento cultural. Antes ele percorreu todo o caminho para trás até chegar à criação, e assim mostrar que as mulheres nunca foram destinadas para dominar sobre os homens (vv. 13-14). As razões dadas por ele são que a mulher foi criada depois do homem, e que ela foi enganada quando atuou independentemente de sua liderança.

Paulo continuou a dizer em 1 Timóteo 2:15 que "a mulher salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação". Este verso não está falando sobre o destino eterno das mulheres, mas significa que elas são salvas de serem cidadãs de segunda classe através do privilégio de criar filhos. Deus designou a mulher para cumprir uma função no lar que o homem nunca poderá exercer (Provérbios 31:10-31; Tito 2:4-5).

O pensamento da nossa corrente sociedade sobre a função das mulheres é contrário às concessões reveladas na Bíblia. Gênesis 3 explica porque esses conflitos existem. Depois da Queda, Deus assegurou à mulher, "O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gênesis 3:16). Gênesis 4:7 ajuda-nos a compreender o que este verso significa. Ali Deus disse para Caim, "O pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar". Exatamente a mesma frase é usada em ambas passagens. Assim como o pecado tenta nos dominar por completo, do mesmo modo as mulheres caídas desejam predominar sobre seus maridos; assim como homens caídos tendem a oprimi-las, do mesmo modo o pecado oprimi o pecador. O equilíbrio pretendido, certamente, é alcançado quando homens e mulheres lideram e submetem-se de uma maneira santa e piedosa (Efésios 5:22-33).

3 comments:

Isaac said...

Hoje em dia com a forte influencia que recebemos do pensamento mundano, atraves da (des)educacao moderna, fica dificil vivermos nesse equilibrio ideal e biblico das funcoes de homem e mulher. Por isso que precisamos com urgencia e com dedicacao buscar conhecermos os caminhos de Deus, na Palavra, com crentes mais maduros que nos mesmos, e ainda abrir mao das distracoes diarias da vida.

Isaac said...

Pois eh, mas Paulo usa nos versiculos 13 a 15 um exemplo fora do contexto cultural/historico de sua epoca, ele usou o exemplo de Adao e Eva para provar seu ponto. Talvez nao seja uma doutrina central do cristianismo, mas eh um principio que creio nao deva ser ignorado.

Isaac said...

nao vi verisculos analizados nesse debate.