Followers

Thursday, April 27, 2006

PORQUE JONATHAN EDWARDS???

1Co 4:16 Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores.

1Co 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Phi 3:17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós;

1Th 1:6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.

1Th 2:14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus;

A teologia de Paulo eh muito interessante, porque nos transporta para uma vivencia espiritual completamente humana, possivel somente para quem eh "ser humano".

Aplicando o metodo mais eficaz que se tem noticia desde o tempo em que o homem foi criado, ele apela para a IMITACAO, nos nossos tempo isso eh "totalmente errado", afinal temos que ser como Jesus, o Cristo, e nao devemos olhar para o homem, que eh falho e pecador.

Mas inspirado pelo Espirito Santo, Paulo vai tecendo alguns criterios praticos de como devemos nos comportar nesta vida para podermos crescer e ao mesmo tempo permitir que outros crescam, dentre esses criterios esta a IMITACAO.

O que todos podemos afirmar categoricamente eh que algo somente eh passivel de imitacao se for conhecido, exposto, apresentado.

Entao, pela logica, podemos afirmar que a conduta de Paulo, bem como suas manias e estrategias para andar com Deus tambem eram parte da licao que ele (inspirado pelo E.S.)nos ensina nos textos acima, mesmo sendo de carater absolutamente pessoal eram parte ativa da vida dele e por isso poderiam servir de exemplo para imitacao de quem quer que se dispusesse a receber o ensino.

Acontece que Paulo nao tem a exclusividade do metodo e nem eh apresentado na Biblia como sendo o unico que poderia utilizar-se da forma de ensino (por imitacao), logo todas as pessoas que tem algo que poderia ser imitado, coisa essa que edificaria vidas alheias, podem fazer uso do metodo, ou seja, escrever e divulgar para que por seu exemplo outros alcancem um pouco mais de maturidade em suas proprias vidas.

O meu ponto com esses posts eh que Jonatham Edwards era um jovem de 19 anos quando deu esse passo de fe e coragem, sem nenhuma intencao de publicar as suas resolucoes, o que foi mostrado ao mundo muito tempo depois, por alguem que provavelmente foi atingido por esse desafio.

A minha principal responsabilidade espiritual na minha igreja sao os jovens, a quem dedico todo o meu pensamento, amor e oracao, e ate mesmo minhas pesquisas, o que resultou em descobrir que Jonathan Edwards foi um jovem nas maos de Deus, nao por acaso, mas tambem porque tomava decisoes (estranhas para nos hoje) que faziam diferenca na sua vida e na vida de outros, como eu que fui tocado pela sinceridade de um jovem de apenas 19 anos....eh isso!!!

No comments: